A partir do dia 14 de janeiro de 2020 o Windows 7 não receberá mais suporte técnico e atualizações de segurança, com excessão dos pagantes, que receberão o suporte estendido, com atualizações de segurança até 2023.
O Windows 7 foi lançado em 22 de outubro de 2009, na ocasião, a Microsoft se comprometeu a oferecer 10 anos de suporte de produto, no término deste período, a empresa descontinuará o suporte, para que, segundo a Microsoft, possa concentrar os investimentos no suporte a tecnologias mais recentes e ótimas experiências novas. Atualizações de software e assistência técnica que protegem o computador não estarão mais disponíveis para o produto no Windows Update.
A partir de 18 de abril, os usuários do Windows 7 começaram a receber avisos sobre o prazo determinado para realizar a transição para a versão mais recente do sistema até o final de 2019. O primeiro alerta é chamativo e não passará despercebido pelo usuário, mas a mensagem possui a opção de desativar lembretes futuros.
De acordo com a Net Applications, empresa de análise online, estima-se que o Windows 7 esteja operante em cerca 40% dos desktops e com a notificação de fim do suporte, ao menos alguns dos usuários sejam incentivados migrar para o Windows 10 até janeiro de 2020.
Depois do prazo determinado pela Microsoft, o Windows 7 poderá ficar mais vulnerável a vírus e riscos de segurança, mas ainda será possível instalá-lo e ativá-lo após o fim do suporte. Já o Internet Explorer, que segue o ciclo de vida do Windows em que está instalado, será descontinuado juntamente ao sistema.
Fonte: Techtudo